- Área: 280 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Erick Saillet
-
Fabricantes: Arthur Bonnet, Bisazza, Boffi, Catellani & Smith, Glas Trösch, Modular Lighting Instruments
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência nasceu de uma colaboração entre um casal com três crianças e Pierre Minassian e sua equipe.
O projeto está localizado em um terreno inclinado em uma pequena cidade da região de Lyon. A edificação é inteiramente construída de concreto branco e está parcialmente escavada no solo.
No piso térreo está a sala de estar, a cozinha, a lavanderia e a sala de jogos. No pavimento superior, por sua vez, estão os dormitórios.
A residência possui nas suas extremidades dois grandes balanços. As linhas monolíticas deste volume resolutamente contemporâneo permanecem até os extremos afirmando a dualidade entre massa e vazio, superfícies envidraçadas e planos de concreto.
A fachada sul é composta por uma montagem de forma elíptica com a resina negra malte Corian® suspensa na frente dos dormitórios. Essas formas trazem uma vibração particular para a percepção quase fantasmagórica dos volumes inscritos entre as sombras projetadas e as superfícies de um emblemático preto.
Este muxarabi contemporâneo permite que o interior da residência se beneficie de um quadro visual máximo, reduzindo a penetração da luz solar excessiva. Um espaço intermédio entre as vidraças e a cortina suspensa cria uma sensação de volume extra instantaneamente sentida. Vista desde fora, a fachada é uniformizada e, nas reflexões ondulantes dos envoltórios, percebemos todos os tons de um céu emoldurado entre vegetais e minerais.
Esta residência é extremamente eficiente desde o ponto de vista energético e atende ao rótulo da BBC. Assim, uma grande quantidade de soluções técnicas foram desenvolvidas para conservar o concreto bruto aparente no exterior e no interior. Para manter o máximo da estrutura de concreto aparente, o telhado é isolado do exterior com um sistema de painéis isolantes finos extremamente eficientes. As paredes de concreto armado são divididas por disjuntores térmicos com isolamento. O imponente elemento da sala de estar com pé-direito duplo também foi deixado em concreto aparente, o que permite separar visualmente a estrutura da lareira em aço bruto. A ponte que conecta o espaço da biblioteca suspenso acima da cozinha e os dormitórios é, na verdade, um feixe da estrutura da casa, tensionando o ambiente.
Esta residência, cujo o envoltório é amplamente vitrificado, é uma edificação de baixo consumo. Ela é aquecida com uma bomba de calor geotérmica e possui uma ventilação de fluxo duplo. A fachada principal ao sul é, em grande parte, revestida e possui tramados feitos de resina que reduzem as contribuições solares.
A laje de concreto surge, em grande parte, na frente da fachada e, portanto, também limita a entrada de luz no verão.